Ozonioterapia

www.ortodontiaeatm.com - ozonioterapia

A ozonioterapia e uma técnica que usa a mistura gasosa Oxigênio-Ozonio para fins medicinais, com aplicações múltiplas em Medicina, Odontologia, e na medicina Veterinária. Descoberto em 1840, atualmente difundida em toda Europa, Canadá, México, China e em 23 estados americanos e Cuba.

O Ozonio um dos oxidantes naturais mais potentes que existe, capaz de atuar em microrganismos, bactérias, fungos e vírus, portanto é chave no tratamento de diversas patologias. Além de ser oxidante, é extremamente reativo e instável.

A ação antimicrobiana do Ozonio é de forma direta, ou seja na membrana bacteriana desse modo feridas, escaras, úlceras cicatrizam e reparam o tecido muito mais rápido. O Ozonio dentro do organismo (líquidos, plasma ) atua de forma indireta pela ação de seus peroxidos, participando da cadeia bioquímica de diversas reações.

Resumindo o Ozonio atua modulando o sistema imunológico, melhora a drenagem linfática, atua na vaso dilatação (por liberar óxido nítrico), tem efeito lipolítico, libera fatores e crescimento (reparação), efeitos germicidas e virucida, modula cascatas inflamatórias de citoquinina, promove a HORMOSIS, regula metabolismos de órgãos (fígado, rins e tireóide).

Pode ser usado na forma de GÁS – efeito mais potente aplicado diretamente nos tecidos, articulações, músculos; Água – sendo usada na irrigação cirúrgica em exodontia, endodontia , implantes, e também em bolsas periodontais; e Óleo – indicado para aftas, herpes labial e em alvéolos, com vantagem de poder ser armazenado.

Essa terapia tem sido empregada no consultório com resultados muito bons, podendo ser associada a outras terapias como ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) promovendo diversas reações fotofisiologicas dos tecidos estimulando o colágeno e contribuindo para otimização de procedimentos estéticos e bem estar.

A prática de ortomolecular entrou esse ano como procedimentos de rotina no consultório e procura o equilíbrio de todas as moléculas dentro do organismo, estamos falando da homeostase, equilíbrio fisiológico, a Odontologia também participa desse olhar ao avaliar o paciente de modo sistêmico contribuindo para a saúde integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *